Posted on Deixe um comentário

Pele bonita e saudável em qualquer idade

A beleza está em todo o lado, basta aceitá-la como ela é.

Sabes quando falas sobre a beleza de alguém com base no que a pessoa te faz sentir? Esse é o verdadeiro significado de ser belo, o sentimento que despertamos nos outros e vice-versa.

A nossa pele sente tudo isso, se estiveres bem contigo e com a vida, o teu brilho vai ser ainda mais especial. Mas basta isso para uma pele bonita e saudável?

A genética tem um poder forte na forma como a nossa pele sente o passar dos anos, as agressões ambientais, etc. Mas, somos nós quem tem o maior controlo sobre como mantê-la saudável. Com ou sem rugas, a beleza está naquela pele que parece sempre beijada pelo sol, e não falamos de bronze, mas sim de luminosidade, homogeneidade e brilho natural que qualquer uma de nós consegue ter desde que se cuide.

É importante a alimentação que fazemos para nos mantermos saudáveis, se procuramos alimentos naturais, orgânicos e frescos e cumprimos uma rotina de alimentação, porque não fazemos o mesmo com a pele? Existem rituais que deveríamos ter todos os dias, e usar produtos que contenham alimentos saudáveis, orgânicos e frescos para alimentar a nossa pele de forma nutritiva.

Uma rotina diária de cuidados de pele simples, descomplicada e com produtos ricos em vitaminas e minerais, sai mais barato e é mais eficaz.

1.Limpar a pele

A barreira cutânea natural é formada por óleos e gorduras produzidas pela nossa própria pele, é importante aproveitar esta função e mantê-la por muito tempo. Os produtos de limpeza, com ingredientes tóxicos, na maioria das vezes eliminam esta barreira, fazendo com que apareçam lesões, a pele fique mais seca, sensível ou até oleosa. O desequilíbrio causado faz a nossa tez reagir de várias formas para se proteger. Limpa a pele de manhã e à noite, independentemente de ser oleosa, seca, ou mista.

Sabias que dormir com maquilhagem envelhece 7 vezes mais rápido? À noite parece consensual que devemos limpar a pele, eliminar as impurezas do dia, a maquilhagem.  Mas, de manhã parece que é um passo que se salta muitas vezes.

Importância de limpar a pele de manhã

É necessário limpar a pele do suor que vamos largando durante a noite, das células mortas (não te esqueças que a nossa cama é o espaço onde acumulamos mais pele morta), não queremos ter isso na nossa cara o dia todo pois não?

Quando não limpamos a pele ela fica com um tom opaco e com maior tendência a oleosidade, borbulhas e envelhecimento precoce. Por isso a limpeza de pele é o 1º passo para a manter saudável e radiante. Escolhe soluções de limpeza simples, com produtos naturais e pouco abrasivos.

Espuma de Limpeza Vital by Nuori

2. Tonificar a pele

O tónico vai reequilibrar o ph da pele para além de eliminar as toxinas. Tonificar a pele é prepará-la para receber o tratamento de hidratação enquanto a refresca, suaviza e acalma. Hoje em dia os tónicos já não são mais carregados de álcool como no inicio, agora o tónico pode assumir funções de hidratação, suavizante e calmante.

Todos os tipos de pele necessitam de tónico de manhã e à noite, este gesto vai permitir eliminar os resíduos acumulados nos poros que a solução de limpeza não consegue retirar.

Tónico Intenso Flores Orgânicas by Whamisa

3. Aplicar o sérum, o shot de vitaminas e minerais que atua na profundidade da pele

Os séruns são produtos com texturas fluídas e têm uma absorção rápida não deixando a pele oleosa. Este passo na tua rotina vai levar os nutrientes às camadas mais profundas da pele garantindo resultados mais rápidos.

Aposta em opções com propriedades antioxidantes, com vitaminas C e E, pois vão proteger-te dos radicais livres e da poluição, além de que previnem o envelhecimento precoce durante o dia, e à noite promovem a regeneração celular e estimulam a produção de colagénio.

Sérum Facial Camu Camu by Aypa

4. Hidratar

O creme hidratante é importante para repor os níveis de água da pele e coloca uma camada extra selando todos os passos anteriores retendo as suas propriedades por mais tempo.

Existem vários tipos de cremes, mais ricos, mais aquosos, e para várias preocupações cutâneas, oleosidade, ressecamento, etc.

A textura deve ser de acordo com o que te sentes melhor, há quem prefira a sensação mais untuosa e há quem aprecie a sensação de fresco quase gel que um creme aquoso pode proporcionar.

Os cremes multifuncionais podem ser usados de manhã e à noite, contêm as vitaminas e minerais essenciais para proteger a pele durante o dia , e hidratar e regenerar durante a noite.

Quando o creme é especificamente para a rotina matinal ou rotina noturna deves respeitar a indicação, pois os ingredientes usados são aptos para cada uma das circunstâncias. Durante o dia necessitamos de um hidratante que proteja a pele do stress, poluição, e dos raios solares. À noite é quando a nossa pele absorve a maior hidratação e inicia o processo de regeneração celular, então nesta altura necessitas de um creme com maior poder antioxidante.

Hidratante de Rosto by Simple as That

5. Protetor Solar

O protetor solar é a ultima camada a ser aplicada e é muito importante. Vai proteger a tua pele dos raios solares e deixar espaço para que, todos os produtos que colocaste anteriormente, cumpram a sua função. Se não colocares protetor solar, todos as soluções aplicadas na pele vão trabalhar todo o dia para combater os raios uv em vez de trabalharem no tratamento. Este é um passo a ser feito apenas de manhã, mesmo que o hidratante já tenha proteção solar.

6. Sono de Beleza

Uma boa noite de sono é meio caminho para uma pele saudável e radiante. É durante o sono que todo o processo de regeneração acontece, se tiveres uma boa noite de sono vais permitir ao teu corpo cumprir a sua função.

Dicas: A aplicação dos produtos na rotina de cuidados com a pele segue a densidade de cada um deles. Os produtos mais densos devem ser colocados após os mais aquosos, quando colocamos um creme ele faz uma camada sobre a nossa pele impedindo assim que um tónico, que tem uma densidade bem mais leve, seja absorvido.

Não te esqueças, Kindness is the real beauty

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *