Publicado em

Barritas de Quinoa, Manteiga de Amendoim e Chocolate

Quem por aí está a tentar fazer uma alimentação saudável e eliminar os alimentos processados, açucarados?

Somos muitas a tentar adoptar um estilo de vida mais saudável, nós sabemos, e também sabemos como às vezes é difícil resistir aquela vontade louca de comer um chocolatinho ou um docinho.

A pensar nesses momentos, decidimos testar uma receita saudável, vegan e sem glúten. São umas barrinhas energéticas, super saborosas e que se fazem em 5 minutos. Perfeitas para comer como snack ou simplesmente quando se torna impossível resistir ao desejo dos doces. Estas são para comer sem culpas.

Imaginem a combinação, quinoa, manteiga de amendoim, chocolate e um toque de sal… yummy.

Ricas em vitaminas, proteínas e minerais, sem gluten ou soja, e claro sem laticínios.

O que vais precisar:

2 1/2 copos de quinoa puff (podes trocar por millet ou outro cereal)

1/3 copo de sementes de chia

1 colher de sopa de sementes de sésamo (podes optar por outras sementes como cânhamo por exemplo)

1 copo de manteiga de amendoim (sem açucares adicionados, usamos manteiga orgânica sem pedaços)

1/2 colher de chá de sal (usamos sal dos himalaias, mas podes usar sal marinho ou flor de sal , se preferires)

1/3 copo de mel

150gr de chocolate vegan (usamos chocolate Seed and Bean)

 

Vamos preparar:

Mistura a quinoa, a chia e o sésamo num recipiente

Derrete a manteiga de amendoim em banho maria, dependendo da manteiga podes nem precisar de a derreter. Aqui usamos a manteiga orgânica da Prozis e ela já é bastante cremosa. Mistura o mel à manteiga e de seguida adiciona este preparado à mistura dos ingredientes secos. Mexe bem até estar tudo ligado, sugerimos que mistures com as mãos, é mais fácil e rápido.

Pega numa travessa de vidro ou tabuleiro e forra com papel vegetal. Espalha o teu preparado pela travessa de forma a ficar mais ou menos com 2cm de altura. Coloca no frigorífico.

Agora derrete o chocolate em banho maria, não te esqueças que quanto mais cacau tiver mais saudável é. Nós usamos o chocolate de lima e sal marinho da Seed and Bean.

Quando o chocolate estiver derretido espalha-o sobre o preparado que estava no frigorífico. Usa uma espátula para que fiquem bem uniforme. Volta a colocar no frigorifico até ficar novamente solidificado.

Depois é só cortar em quadrados ou barras e provar estas delicias crocantes, doces e com um leve toque a sal. Após cortadas, guarda estas barras em tupperwares no frigorífico para ires comendo nos teus lanches ou em pós-treino.

Experimenta e partilha connosco #beautynoor.

Benefícios dos ingredientes:

Quinoa – Rica em potássio, magnésio, fósforo, cálcio e ferro, considerada como alimento vegetal mais completo. Fonte de proteínas com 20 aminoácidos é fundamental para quem segue uma dieta vegetariana.

Rica em:

  • Proteína – importante para os músculos, repara microlesões, fortalece o tecido muscular.
  • Gordura ómega 3 e 6 – afasta as doenças cardiovasculares reduzindo o colesterol
  • Fibra – para além de saciar promove o bom funcionamento intestinal, é uma boa aliada na perda de peso.
  • Ferro – fortalece o sistema imunitário e melhora a função cerebral. Sabias que tem mais ferro que feijão?
  • Fósforo – para ossos e músculos fortes
  • Cálcio – para proteção de dentes e ossos
  • Magnésio -um poderoso anti-inflamatório
  • Vitamina C, E e complexo B – um antioxidante que protege as nossas células dos radicais livres e mantêm o bom funcionamento do sistema nervoso.

Sementes de Chia – Superalimento, acelera o metabolismo, reduz a absorção de gordura, sacia reduzindo a vontade de comer doces e regula o trânsito intestinal.  Diminui o colesterol, previne o envelhecimento, reforça o sistema imunitário e fornece energia. Fonte de fibra, potássio, cálcio, magnésio, proteína, antioxidantes, zinco, vitaminas do complexo B e ómega 3.

  • Zinco – Combate a diabetes, reforça o sistema imunitário e equilibra as hormonas.

Sementes de sésamo – Tonifica o fígado, fortalece ossos e tendões, melhora a elasticidade da pele e têm ação antioxidante que previne o envelhecimento e protege as células. São fonte de energia e tonificam a pele e músculos.  Ricas em Vitamina E.

  • Vitamina E – Previne o envelhecimento e ajuda na formação do colagénio. Equilibra os níveis de colesterol e aumenta a resistência física e muscular.

Manteiga de Amendoim – Rica em gorduras boas, proteínas e antioxidantes. Auxilia na recuperação e reconstrução muscular, reduz a hipertensão, aumenta a sensação de saciedade e regula o trânsito intestinal, fazendo deste ingrediente um forte aliado na perda de peso. Ajuda na circulação sanguínea porque é uma boa fonte de ferro.

Sal – Rico em nutrientes e minerais. Controla o funcionamento dos músculos, promove a boa digestão, reduz inflamações no sistema respiratório, diminui sintomas de depressão e ajuda no sono. É um dos melhores antibióticos do mundo com menos efeitos secundários e fortalece o nosso sistema imunitário. Reduz a retenção de líquidos. Não te esqueças que deves consumir sal marinho, flôr de sal ou sal dos himalaias. Estes benefícios não estão presentes no sal de mesa (sal refinado).

Mel – Combate a prisão de ventre, facilita a digestão e é uma excelente fonte de energia. Rico em potássio, cálcio, ferro e minerais. De relembrar que o mel tem bastantes calorias, quase tantas quanto o açúcar branco, apesar de ser saudável devemos comer com moderação. Escolhe sempre mel puro e biológico, evita as misturas de mel de vindos de várias partes do mundo.

Chocolate – Fornece energia, promove a boa circulação e fluxo do sangue para o coração, cria sensação de bem-estar auxiliando em depressões. Aumenta o colesterol DHL, conhecido por colesterol bom, e reduz a hipertensão, protege a pele do sol e sacia diminuindo a fome. Opta por chocolate vegan, orgânico, negro ou cacau cru.

 

Barritas de Quinoa, Manteiga de Amendoim e Chocolate

Vais adorar!

Um pensamento em “Barritas de Quinoa, Manteiga de Amendoim e Chocolate

  1. As Nooreanas agradecem!!! São fantásticos estes chocolates e agora toca experimentar as barritas . Obrigada Noor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *