Publicado em

Muffins de Chia, Limão e coração de Chocolate

 

Vamos falar dos queques saudáveis mais saborosos que alguma vez provaste. São ricos em antioxidantes, aminoácidos, cálcio, ferro, potássio, fósforo, selénio e magnésio. Mas afinal que receita é esta? Pois bem, são os super fofos e deliciosos muffins de chia e limão. A receita original é da nutricionista Sónia Marcelo e divulgada pela Nit, nós decidimos fazer um upgrade e a receita passou a ser Muffins de Chia e Limão com coração de Chocolate.

 

A chia e limão são ótimos para saciar e tirar aquela vontade de estar sempre a petiscar. Além de saborosos e super saudáveis, esta receita prepara-se em menos de 10 minutos, depois é só colocar no forno e já está.

O que vais precisar:

3 ovos

30 g de farinha de coco

120 g de farinha de amêndoa

4 colheres de sopa de mel

1 colher de sopa de sementes de chia

1 colher de sopa de fermento

Sumo e raspa de 1 limão

3 colheres de sopa de óleo de coco

6 quadradinhos de chocolate negro (usamos chocolate de limão e cardamomo da Seed and Bean)

Vamos preparar:

Liga o forno a 180º

Bate os 3 ovos, de seguida adiciona as raspas e sumo de limão, o mel e o óleo de coco. Mistura muito bem e adiciona todos os restantes ingredientes.

Enche as forminhas de cada muffin até meio, coloca um quadradinho de chocolate no centro e volta a encher as formas até cima.

Coloca no forno durante 15 a 20 minutos.

Está pronto, mais fácil que isto impossível.

Nota de parvoíce: Estavamos tão ansiosas para provar (sofremos de gula por estes lados) que cometemos o erro de retirar da forma assim que os tiramos do forno, sem pensar que nos íamos queimar, que o muffin estava demasiado frágil por estar quente (ser feito com farinha de amêndoa que torna tudo ainda mais frágil) e que não ia correr bem… não se pode dizer que correu mal, comemos e estava delicioso, só já não sobreviveu para uma foto bonita.

 

Nota: Vais adorar e todas as semanas vais querer ter estas delícias nos teus snacks.

Benefícios dos ingredientes:

Chia – É um superalimento, controla a diabetes, melhora o funcionamento intestinal, ajuda a emagrecer, reduz o risco de doenças cardiovasculares e evita o envelhecimento das nossas células. Rica em:

  • Fibras – para além de saciar promove o bom funcionamento intestinal, é uma boa aliada na perda de peso
  • Ómega 3 – Gordura boa que melhora a função cerebral e a pressão arterial, é um anti-inflamatório, diminui os níveis de stress e o colesterol. Estimula o sistema imunitário e é um ótimo aliado no processo de emagrecimento já que ajuda no aumento de massa muscular.
  • Cálcio – Para a proteção dos dentes e ossos
  • Proteína – importante para os músculos, repara microlesões e fortalece o tecido muscular
  • Antioxidantes – Protegem as células e previnem o seu envelhecimento, consequentemente evitam doenças degenerativas como Alzheimer

Limão – Fortalece o sistema imunitário, melhora o trânsito intestinal, desintoxica o organismo, é um forte anti-inflamatório e cicatrizante. Previne o envelhecimento precoce e aumenta a absorção de ferro, o que é ótimo para fugir da anemia. O sumo de limão é muito rico em vitamina C, cálcio, fibras, magnésio, fósforo e potássio, mas sempre que possível usem também a casca pois contém os óleos essenciais do limão. Fonte de:

  • Vitamina C – Antioxidante natural que protege as nossas células, previne o envelhecimento e mantém o bom funcionamento do sistema imunitário.
  • Magnésio – Um poderoso anti-inflamatório, ajuda na recuperação muscular e evita as cãibras.
  • Fósforo – Para ossos e músculos fortes
  • Potássio – O potássio promove o bom funcionamento do sistema nervoso e regula o metabolismo

Amêndoa – Ajuda a manter a saúde dos ossos, alivia a tensão muscular, diminui a retenção de líquidos, e a hipertensão. Fonte de cálcio, magnésio, potássio, proteína e fibras.

Coco – Por ser muito rico em fibras ajuda a saciar e evitar comer fora de horas, a aliviar a prisão de ventre e a reduzir o colesterol.

Mel – Um adoçante natural que combate a prisão de ventre e a má digestão. É um antibacteriano e por isso estimula o nosso sistema imunitário

Ovos – Super nutritivos os ovos são ricos em vitaminas A, complexo B, E, minerais e proteínas, ferro, cálcio, potássio, zinco e manganês. Ajudam na saude cardiovascular, apesar de ter muito colesterol tendem a aumentar o colesterol bom e diminuir o mau. Ajudam na perda de peso e ganho de massa magra devido à proteína. Possuem ainda dois antioxidantes que ajudam a manter os olhos saudáveis. Fonte de:

  • Vitamina A – Ajuda na saúde dos dentes, ossos e olhos. Protege o corpo de infeções, mantém a pele suave a macia, e previne a pedra nos rins. Mantém o bom funcionamento dos músculos e previne a acne
  • Vitaminas complexo B – Renovam as células, energizam e garantem a saúde da pele, do cabelo, sistema nervoso e intestinos
  • Vitamina E – Previne o envelhecimento celular, ajuda na formação de colagénio e equilibra os níveis de colesterol aumentando a resistência física e muscular
  • Ferro – Fortalece o sistema imunitário e melhora a função cerebral.
  • Zinco – Combate a diabetes, reforça o sistema imunitário e equilibra as hormonas
  • Manganês – Garante a saúde dos ossos e protege a pele dos radicais livres porque é um antioxidante. Controla os níveis de açúcar no sangue e por isso ajuda na diabetes. A sua função principal é regular o metabolismo.

Chocolate – Fornece energia, promove a boa circulação e fluxo de sangue para o coração, cria sensação de bem-estar auxiliando em depressões. Aumenta o colesterol DHL, conhecido por colesterol bom, e reduz a hipertensão. Protege a pele do sol e sacia diminuindo o apetite. Opta por chocolate vegan, orgânico, negro ou cacau cru.

Cardamomo – Por ser rico em fibras, combate a prisão de ventre e diminui o apetite. É um antisséptico natural e reduz as dores de estômago, ajuda na digestão e diminui os gases.

Um superalimento que é também superdelicioso. Experimenta e partilha a tua recriação #beautynoor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *