Publicado em Deixe um comentário

Como alcançares os teus objectivos em 2020

Quantas vezes já fizeste resoluções para o novo ano e acabas por desistir ou por falhar logo no primeiro trimestre?
A verdade é que apenas 8% das pessoas realiza as suas resoluções e destas, 25% realiza apenas nos últimos 30 dias do ano. Mas não é por isso que não devemos continuar a tentar, e por isso vamos deixar-te algumas dicas para não falhares as resoluções em 2020.

Objectivos Claros
Não deixes margem para diversas interpretações

Por exemplo, uma das tuas resoluções pode ser “ficar em forma“, isto é demasiado vago e amplo e vai permitir que falhes rapidamente, porque na tua mente vais arranjar forma de achar que estás em forma quando te apetecer desistir de alcançar esta meta. 

O ideal será estabeleceres uma meta clara que diga exatamente o que queres alcançar como por exemplo, “quero emagrecer 5kg até dia 30 de Junho” ou “quero ir ao gym de segunda a sexta”. Desta forma consegues quantificar e seja objectivo, não existe margem para outra interpretação, afinal 5kg são 5kg hoje e amanhã, são 5kg para qualquer pessoa, não podes perder 1kg e dizer que era o “em forma” que procuravas.

Podes ver aqui dicas para perder volume

Estabelece as resoluções cedo 
Não esperes pela meia noite

Começa já a planear os teus objectivos para 2020, vais ter tempo para organizares bem os teus pensamentos de forma a encontrares objectivos verdadeiramente importantes para ti e para os definires claramente.
Faz uma lista de todos os desafios e obstáculos e ainda quais as regras a que te permites. O importante é esforçares-te para realizar as resoluções mas mais importante é que percebas que por vezes a vida não segue o planeado e ainda assim tens um plano B para não falhares.

Imagina, ainda sobre ficar em forma, que a tua resolução é ir ao gym de segunda a sexta, mas tiveste uma gripe, um trabalho inesperado, algo que não te permitiu ir de 2 dias durante essa semana, talvez seja bom colocares a regra de que vais compensar e vais sábado e domingo, ou uma regra que te permite falhar 10 dias ao longo do ano, por isso tens aí um plano b para que quando aparecem obstáculos não falhes nem desistas,

Não repitas objectivos
Os erros servem para aprender

Não estabeleças resoluções do ano anterior, se não as conseguiste alcançar não repitas o mesmo erro, redefine esse objectivo, deixa-o mais realista e pensa no que te levou a falhar.

Se estabeleceres uma meta do ano passado isso vai fazer-te começar já com dúvidas e desmotivada porque já as falhaste, mas por outro lado se redefinires uma resolução, colocares um objectivo mais realista e melhor estruturado e te focares e esforçares vais alcançá-lo e isso vai ter gosto super especial porque te vais superar.

Começa com pequenos passos
Para alcançar grandes objectivos

Se o teu objectivo é difícil não tentes alcançá-lo logo na totalidade, vai dando pequenos passos para ser algo progressivo e atingível. Quando te levas ao limite logo de início é fácil te cansares e o choque da mudança pode despoletar a vontade de parar.

Imagina que tens como objetivo deixar de comer açúcares, o melhor não será eliminar de uma vez por todas logo no dia 1 de Janeiro, mas sim ir eliminando, vai colocando menos colheres de açúcar no chá ou no café, a cada 2 dias reduz um pouco a quantidade, não passes de um pacote para meio, vai reduzindo lentamente, quando deres por ela já vais estar a colocar muito muito pouco até que deixarás de colocar e não te vai custar, o teu palato vai habituar-se, é como fazeres um plano detox, e o teu corpo agradecer-te.

Ajuda é sempre bem-vinda
O teu companheiro, ou uma amiga, alguém pode partilhar contido esta resolução

Não é mal pedir ajuda e todos sabemos como é difícil manter uma resolução todo o ano, então se tiveres apoio será muito mais fácil manter um objectivo em conjunto.

Por exemplo, se queres ir ao ginásio todas as semanas será mais fácil não falhares se tiveres companhia, porque tu vais motivá-la e ela vai motivar-te a ti, além de que não vais ter coragem de estar sempre a desmarcar um treino quando tens alguém que já organizou toda a sua agenda a contar com esse treino.

Todos tropeçamos
Podes até cair, mas vais levantar-te e continuar o teu caminho

Quando estabeleces resoluções ninguém espera que não falhes, que em algum momento as coisas não sejam como esperado. Se decidiste ler um livro por semana, mas já falhaste, não te preocupes, mais à frente vais poder compensar certamente.

O importante é perceberes que ainda vais conseguir alcançar a meta, só 8% alcança os seus objectivos por que 92% desistem no primeiro obstáculo ou deslize, mas a realidade é que tens um ano para corrigir pequenos percalços.

Anota os objectivos
Faz uma lista clara, detalhada, concreta e com excepções à regra

Ao fazeres uma lista detalhada vai ser mais fácil seguires os teus objectivos e manteres-te focada.

Por exemplo, podes fazer uma lista anual ou mensal e anotas os teus objectivos, quantificados, sem espaço para interpretações e com as regras que podem falhar, como explicado acima.

Imagina que queres ler 4 livros por mês, escreves nesse mês 4 livros, mas leste 3, então escreves ao lado a tua performance, que foi 3, nos próximos meses vais ter que compensar, ou se leste 5 por exemplo, já sabes que vais ter ali uma compensação caso aconteça algo que te leve a falhar em algum mês.

Todos os meses analisa o que alcançaste, quais foram as dificuldades e faz os ajustes necessários, o importante é o foco e manteres-te determinada a alcançar resoluções, não é fazer exatamente todas, mas manteres-te no caminho, porque tudo que fizeres, nem que seja menos que o objectivo, é algo que alcançaste, é algo que acrescenta valor ao teu eu, isso é o mais importante.

Não faças demasiadas resoluções
Permite-te ter prazer, não sejas rígida e inflexível

Quando estabelecemos as resoluções tendemos a ser demasiado rígidos connosco. É bom que as resoluções te tirem da tua zona de conforto, que nos façam evoluir, mas vamos com calma, não precisamos alcançar tudo este ano. Sê flexível e… PERMITE-TE

Os momentos de prazer , como ver um determinado tipo de filme, comer um chocolate, ficar de pijama todo o dia, coisas que te tragam felicidade, tranquilidade e prazer, fazem o teu cérebro libertar uma substância que se chama dopamina, que é muito importante para regular os teus níveis de humor, stress, concentração, sono. Uma série de coisas importantes na tua vida, por isso continua a permitir-te ter momentos prazerosos, porque as resoluções devem fazer-t evoluir mas ser feliz enquanto as alcanças e desfrutas delas.

O importante é que encontres resoluções que façam sentido no tipo de vida que queres alcançar, não exijas demasiado de ti, encontra parceiros que te acompanhem nesta jornada e não te esqueças, os obstáculos aparecem para serem ultrapassados, não desistas.
Que a tua fé seja maior que os teus medos, que a tua coragem seja maior que as tuas dúvidas, são os meus votos de ano novo para ti.

Andreia
Fundadora Beauty by Noor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *