Publicado em Deixe um comentário

Como tratar a pele no Inverno

Todas as estações do ano têm o seu encanto, e o Inverno pode ser maravilhoso também, é propício para a criação de ambientes mais aconchegantes, confortáveis, passar mais tempo em família, dar mais uso ao sofá, por aqui adoramos o inverno, na verdade adoramos todas as estações e por isso queremos tanto proteger a natureza, porque ela é perfeita, cada nova estação traz cores que despertam os teus sentidos, se pensares nisso percebes que cada estação tem uma palete de cores, cheiros e sabores incríveis que te despertam e te tiram da rotina vês como todas têm o seu encanto. Por muito que gostes do calor, acredita que não teria graça nenhuma se tivesses 365 dias iguais, o que torna os dias tão especiais é esta mudança é saberes que tens que aproveitar porque vai passar e vais esperar meses até teres tudo novamente.

Mas falemos da estação que chegou há pouco mais de um mês e que está no seu ponto mais alto, o Inverno. O Inverno pode agredir muito a tua pele e por deves preparar-te, os cuidados de pele devem ser adequados a cada estação do ano. Nesta altura deves hidratar bem e proteger do ar frio e seco. Vamos perceber como o inverno pode afetar a tua pele.

As temperaturas baixas desidratam a pele e podem rachá-la, principalmente a pele das mãos, dos lábios e em volta do nariz.
O ar quente retém mais humidade, o ar frio seca mais, pode provocar queimaduras do frio e quando entras em espaços fechados, em casa ou no carro também não dás descanso à tua pele, porque os aquecedores, ar condicionado também agridem a pele, secam o ar e retiram a luminosidade da tez.

Hidrata

O mais importante é hidratares a tua pele e cabelo, mesmo que o faças durante todo o ano, no inverno deves reforçar os cuidados hidratantes. Escolhe cremes mais untuosos mas sempre indicados ao teu tipo de pele. Os bálsamos são bastante hidratantes e regeneradores. Cremes com quinoa ou coco tem uma ação hidratante e uma grande capacidade de reter a água na pele.

Não esqueças o protetor solar, é um passo super importante na tua rotina diária, para simplificar podes optar por um creme hidratante já com proteção solar. Se tens pele sensível usa um protetor solar separado do creme hidratante e escolhe uma proteção bem alta.

Serum

Existe a ideia de que os seruns são apenas antienvelhecimento e adequados a peles maduras, mas os seruns têm várias funções e a sua principal vantagem é penetrarem profundamente na pele. Os seruns combate o envelhecimento, hidratam e nutrem a pele, e isto é muito importante principalmente no inverno, quando a tua pele precisa de mais atenção.

Procura seruns com vitamina C e óleos essenciais, vão proteger as células deixando a tua pele saudável, iluminada e revitalizada.

Esfoliante

A tua pele está mais áspera? Seca? Irregular? Com algumas manchas e vermelhidão? Antes de todos os passos que falamos anteriormente deves eliminar as células mortas que deixam um tom baço e uma textura rugosa. Faz uma esfoliação em todo o corpo e rosto pelo menos uma vez por semana, o ideal seria 2 vezes na semana, no inverno a esfoliação deve ser feita menos vezes que no verão. Não te esqueças que os esfoliantes de corpo não são adequados para o rosto.

Escolhe esfoliantes que não retirem os óleos naturais da pele, que sejam antioxidantes e que deixem já uma goma que vai amaciar a pele. Esfoliantes de chá verde e café são perfeitos para eliminar as células mortas, aumentar intensivamente a luminosidade do rosto e deixar uma textura bem lisa e uniforme.

Óleos Faciais

Os óleos protegem, hidratam, iluminam e alimentam a pele, se são importantes na tua rotina durante todo o ano, no inverno são indispensáveis. Os óleos vegetais penetram profundamente na pele, hidratam, iluminam, atenuam rugas e marcas, diminuem inflamações como vermelhidão e acne.

Experimenta aplicar o óleo em conjunto com o roller facial, não só vais usar menos óleo porque não fica nas mãos, como vai penetrar mais profundamente, vai ser absorvido mais rápido e o roller ao estimular a circulação sanguínea aumenta os benefícios do óleos. Existem diversos óleos com benefícios específicos e para vários tipos de pele, e desengana-te se achas que pele oleosa não deve usar óleo facial, deve, precisa e vai adorar.

Faz Máscaras Faciais

Uma forma maravilhosa de nutrir a pele e te mimares é usares máscaras faciais. Podes encontrar máscaras de tecido/fibras, hidrogel, argila, são vários os benefícios e texturas e vais encontrar a que mais te agrada. Nesta altura procura máscaras que hidratem e iluminem e faz 2 vezes por semana.

Sabias que fazer máscaras faciais diminui os níveis de stress e que o stress aumenta irritações na pele como acne por exemplo? Por isso, tira uns minutos por semana, relaxa, esvazia a mente e cuida de ti.

Máscara Facial Detox, feita co chá verde, purifica, ilumina, elimina manchas e dá firmeza

Toma Banhos Curtos

Banhos longos pode mesmo danificar a tua pele, um banho de imersão ou chuveiro é um momento maravilhoso e só de pensar nisso quando sais do trabalho e está frio deixa-te logo com uma sensação de conforto e bem-estar. Mas na verdade a água muito quente e longos banhos eliminam os óleos naturais da pele, deixam-na mais seca e irritada.

Tenta limitar o teu banho entre 5 a 10 minutos, diminui a temperatura da água, fecha a porta do wc, para além de custar menos a sair do banho porque não vais sentir tanto a diferença de temperatura da água do chuveiro para o wc, a tua pele não vai ficar tão irritada e sensibilizada. Ao fechares a porta do WC manténs uma temperatura mais agradável e toda a humidade lá dentro. Seca-te mas não esfregues o corpo com a toalha. De seguida aplica um creme ou loção corporal hidratante, ainda dentro do wc para aproveitar a humidade que mantém os poros abertos.

Cuida dos teus lábios

Não esqueças dos lábios, certo que volta e meia aplicas um bálsamo labial, mas não esperes que os lábios fiquem vermelhos e rachados. Faz um esfoliante labial 1 a 2 vezes por semana, aplica bálsamo todos os dias após a tua rotina de cuidados de pele e antes de te maquilhares, assim enquanto te maquilhas estás a hidratar os lábios, depois retiras com um lenço ou papel e estão lindos, suaves e prontos a receber um batom de cor.

Hidrata-te a partir de dentro

O melhor que podes fazer pela tua pele, cabelo e saúde em geral é beberes muitos líquidos e manteres-te hidratada. Muitas pessoas bebem pouca água e acham que apenas no verão têm que reforçar mais o seu consumo, mas ela é essencial todo o ano. Começa o dia a beberes em jejum um copo cheio de água e outro antes de cada refeição e mais um antes de ires dormir, essa água vai ajudar a manter a pele e os músculos hidratados. Para além disso bebe várias vezes ao longo do dia.

Tens mais dificuldade em beber água? Faz águas aromatizadas com frutas, canela, e outros ingredientes que te vão facilitar a ingestão de líquidos, nesta altura de frio também podes optar por chás, infusões e misturas deliciosas que vão aquecer corpo e mente e manter-te hidratada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *