

O colagénio é a proteína mais poderosa do teu corpo. Uma proteína natural, que funciona como uma cola que mantém a firmeza da tua pele e de todas as estruturas que não necessitam de apoio ósseo.
Mais recentemente o colagénio começou a fazer parte do teu dia-a-dia, seja em suplementação ou produtos de pele e cabelo. Mas será que sabemos o que efetivamente é o colagénio e o que ele faz por nós?

O colagénio é uma das protéinas mais abundantes no nosso corpo, cerca de 1/3 da nossa massa proteíca é constituída por colagénio. Ajuda na construção dos nossos ossos, da pele, dos tendões, cartilagens. Ainda está presente nos nossos vasos sanguíneos e dentes. Como podes perceber, o colagénio é uma parte muito importante do nosso organismo.
Podes pensar no colagénio como uma cola, que mantém todas estas coisas presas, unidas e a funcionar. Na verdade a palavra colagénio vem da palavra grega “Kólla” que significa cola.

Existem vários tipos de colagénio, o nosso corpo produz naturalmente esta proteína que mantém a estrutura da pele, ossos, cartilagens, ligamentos, tendões. Ajuda ainda as articulações, como que um amortecedor e suporta a estrutura dos músculos .
Mas então se já produzimos colagénio, usar produtos ricos em colagénio não pode ser em excesso?
A partir dos 30 a nossa produção natural desta proteína cai gradualmente e vai-se transformando algo mais fibroso, aí começam os primeiros sinais de envelhecimento, flacidez, maior queda de cabelo, dentes e unhas mais fracos, rugas e uma série de outros sintomas comuns do envelhecimento.
A toma de suplementação, em pó que é mais eficaz e na quantidade mais adequada, e de produtos de pele e cabelo que não só reponham as doses de colagénio como estimulem a produção natural da proteína pelo nosso corpo são uma ótima opção, para evitar o envelhecimento precoce e para que quando o inevitável envelhecimento chegue o teu corpo esteja mais forte, mais preparado e possas envelhecer com a saúde e energia.
O segredo está na estimulação da produção de colagénio pelo nosso corpo
Existem vários nutrientes que ajudam neste processo, podes ir buscá-los em suplementação e cuidados de pele que, se coordenados com uma vida ativa, alimentação saudável, variada e equilibrada têm ainda mais efeitos.
A vitamina C é fundamental na produção de colagénio, podes encontrá-la nos morangos, laranjas e outras frutas cítricas, seruns de rosto que têm normalmente uma boa dose desta vitamina.
Prolina, um aminoácido encontrado nas claras de ovos, cogumelos, couve e lacticínios. Máscaras de clara de ovo são ótimas para não só estimular a produção do colagénio como iluminam a pele.
Glicina, um outro aminoácido encontrado em gelatinas e outros alimentos ricos em proteína.
Hibisco, a planta que ajuda não só no preenchimento da pele como estimula a produção desta “cola”. O serum de vitamina C é feito desta vitamina e hibisco, preenche a pele, mantém a firmeza e ilumina.
Rosa mosqueta, bagas goji, cânhamo, cacau, romã, óleo de sésamo, maracujá, são mais alguns ingredientes que podes tentar incluir na tua rotina diária de cuidados de pele.

Açúcar e alimentos refinados, o açúcar é um forte ajudante do envelhecimento, ele diminui a capacidade regeneradora das nossas células e do próprio colagénio.
Sol, muito cuidado com o sol, todos gostamos de uma pele dourada, beijada pelo sol, mas ele tem que ser protegida todo o ano, a pele, o cabelo, os olhos, todo o teu corpo, evita a exposição excessiva e nunca, mas nunca, deixes de colocar protetor solar.
Álcool e Tabaco, fumar diminui drasticamente a produção de colagénio, daí ser bastante comum que os fumadores apresentem rugas e linhas de expressão mais cedo.
A suplementação vai ajudar a produção natural desta proteína pelo teu corpo, especialistas acreditam mais na eficácia da suplementação em pó em vez de cápsulas ou então suplementação manipulada, ou seja, feita em específico para ti e para as tuas necessidades.
Quanto aos cuidados de pele, podes encontrar cremes ricos nos ingredientes que ajudam nesta produção como romã, maracujá, hibisco e vitamina C. Os séruns são ótimos aliados pois penetram mais profundamente na pele. Usa em conjunto com um um óleo, pois os óleos complementam os séruns e têm também a capacidade de penetrar na pele. Podes ainda optar por óleos que possas usar no rosto e corpo como o Skin Reforço de Colagénio, que vai estimular o teu corpo a continuar a produzir colagénio num bom ritmo, como vai deixar a tua pele mais lisa e firme.
Estudos provam que a produção de colagénio ajuda a manter a função dos músculos, reduzir dores dos ossos e melhora a qualidade da pele.
Que produtos usas que te ajudam a manter esta super cola ativa e operacional?
